CURSO
PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL:
HISTÓRIA, CONCEITOS, PRÁTICAS


INSCRIÇÕES ENCERRADAS

DATA
03/09/2016 a 24/09/2016

DIAS E HORÁRIOS
03/09 a 17/09 Sábados 10h às 13h
24/04 Sábado 10h às 18h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Agosto, às 14h, pelo site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

LOCAL
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

VALORES
R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira

PROGRAMA
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Este curso, organizado por Luciana Corrêa de Araújo e Mateus Nagime, procura abordar o tema da preservação audiovisual sob diferentes perspectivas, explorando aspectos históricos, conceituais, metodológicos e tecnológicos.

03/09- Apresentação do curso
Com Luciana Corrêa de Araújo.
A preservação audiovisual no Brasil – história, acervos e políticas
Com Hernani Heffner.

10/09-Conceitos e procedimentos da preservação audiovisual
Acervos em suporte fotoquímico
Com Débora Butruce.
A preservação audiovisual digital
Com Ines Aisengart Menezes.

17/09- A preservação para além dos filmes
Preservação de documentos; difusão e programação
Com Fabricio Felice.
Preservação de tecnologias, espaços e práticas audiovisuais
Com Mateus Nagime.

24/09-Preservação e restauração: outras bitolas, outras propostas; a cor nos filmes silenciosos
Preservação de filmes de família, de amadores, dos “filmes órfãos”
Com Lila Foster.
Restaurando a cor nos filmes silenciosos
Com Luisa Malzoni.
Visita guiada à Cinemateca Brasileira, com participação de técnicos da Cinemateca e palestrantes do curso. O transporte do Sesc à Cinemateca, de ida e volta, será fornecido pelo Sesc.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

PALESTRANTES
Luciana Corrêa de Araújo
Pesquisadora de cinema, professora da UFSCar, com Doutorado pela ECA/USP e Pós-Doutorado realizado na Unicamp. É autora de Joaquim Pedro de Andrade: primeiros tempos (Alameda, 2013).

Hernani Heffner
Ingressou na Cinemateca do MAM-RJ em 1996, passando pela Curadoria de Documentação e Pesquisa e assumindo em 1999 o cargo de Conservador-Chefe do Arquivo de Filmes. Professor da PUC/Rio desde 2005, onde também atualmente cursa o mestrado em Comunicação Social. Curador da temática preservação da Mostra de Cinema Ouro Preto desde 2012.

Débora Butruce
Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP. Em 2009 fundou a Mnemosine Serviços Audiovisuais, empresa especializada em projetos de preservação e restauração audiovisuais. Integra o Comitê Gestor de Preservação do Programa Setorial do Audiovisual da SEC-RJ.

Ines Aisengart Menezes
Técnica em preservação audiovisual. Mestre em Preservation and Presentation of the Moving Image, Heritage Studies na Universidade de Amsterdam. Atualmente trabalha na Cinemateca Brasileira.

Fabricio Felice
Mestre em Imagem e Som pela UFSCar. Coordenador do Centro de Pesquisa e Documentação da Cinemateca do MAM-RJ (2011-2015). Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual - ABPA (2014-2016).

Mateus Nagime
Mestre em Imagem e Som pela UFSCar, onde estudou o princípio do cinema queer no Brasil. Curador de mostras cinematográficas. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, como tesoureiro (2013-14) e secretário-geral (2014-16).

Lila Foster
Pesquisadora e produtora cultural. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Desde 2010 organiza o Dia do Filme Caseiro e o eixo histórico do Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba.

Luisa Malzoni
Formada em Fotografia pelo Senac-SP, em 2001. Além de fotógrafa e professora, trabalha no laboratório de imagem e som da Cinemateca Brasileira.