Associação Brasileira de Cinematografia realiza a Semana ABC 2017

semana abc 2017

 

As principais novidades do setor audiovisual no Brasil e no mundo podem ser conhecidas durante a Semana ABC, que acontece entre os dias 10 e 12 de maio, na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo).

Evento anual, aberto ao público, promovido desde 2002 pela Associação Brasileira de Cinematografia, a Semana ABC tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem personalidades de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de outras atividades, como exposições de equipamentos.


Na cerimônia de encerramento da Semana ABC, dia 13 de maio, serão anunciados os ganhadores do Prêmio ABC 2017, quando serão prestigiados os profissionais que mais se destacaram na cinematografia brasileira em 2016. Os trabalhos que concorrem ao Prêmio podem ser conhecidos no site da ABC: www.abcine.org.br.

A Semana ABC contará com mais de dez mesas com diversos temas, como a participação das mulheres no audiovisual brasileiro, além das tradicionais voltadas à educação, som, direção de arte e montagem.

Um espaço de exposição de equipamentos e serviços também estará disponível ao público das 9h às 20h.

Durante a Semana ABC 2017 também será realizada a 2ª Assembleia da recém-criada Federação Latino-Americana de Autores de Fotografia Cinematográfica - FELAFC, da qual a ABC é afiliada, com a presença de representantes dos oito países que a compõe (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Venezuela). 

Após o termino da Semana ABC, todo o conteúdo das mesas estará disponível para visualização no site www.abcine.org.br.


Prêmio ABC/2017

Nesta décima sétima edição, a ABC premiará nove categorias: Melhor Direção de Fotografia em Longa-Metragem de Ficção; Melhor Direção de Arte em Longa-Metragem de Ficção; Melhor Montagem em Longa-Metragem de Ficção; Melhor Som em Longa-Metragem de Ficção; Melhor Direção de Fotografia para Documentário em Longa-Metragem; Melhor Direção de Fotografia para Curta-Metragem; Melhor Direção de Fotografia para Série de TV; Melhor Direção de Fotografia para Filme Publicitário e Melhor Direção de Fotografia para Filme Estudantil.

Nas edições anteriores foram premiados filmes como Chatô, o Rei do Brasil (Guilherme Fontes), que arrematou os quatro principais prêmios no ano passado, O Palhaço (Selton Mello), Ensaio sobre a Cegueira (Fernando Meirelles), O Cheiro do Ralo (Heitor Dhalia), Tropa de Elite (José Padilha) e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Cao Hamburger), entre outros.