Cinemateca recebe a Plana Festival Internacional de Publicações de São Paulo

Entre 23 e 25 de março, a Cinemateca apresenta a sexta edição da Plana Festival Internacional de Publicações de São Paulo, cujo tema é “Volta ao Nada”. Como parte da programação deste ano, os artistas visuais Mateus Acioli, Juan Narowé, Raul Luna e Bia Bittencourt, do Cineclube Fantasma colaboraram com a curadoria da Mostra Cinema Zero, que se estenderá até o dia 1 de abril.

O Festival catalisa um movimento de popularização da auto publicação e das editoras de pequeno porte no Brasil e se propõe a fomentar projetos não só no âmbito da cultura gráfica, mas também inspirando ideias políticas e sociais por meio de debates, conversas e encontros. Para esta edição foram convidados em torno de 20 colaboradores, que desenharam coletivamente a programação de palestras, exposições e atividades paralelas à feira em colaboração com a idealizadora Bia Bittencourt

A proposta para a Mostra Cinema Zero é funcionar como um lugar de pesquisa livre em cinema e outras manifestações audiovisuais. A programação busca abordar as relações entre destruição e construção e o difuso leque em que habitam as ideias de incomunicabilidade, vazio e incerteza; um retrato da ausência como personagem.

O registro de todo o processo da produção da Mostra Cinema Zero, será publicado no livro Cinema Zero, lançado com textos de convidados como a dupla Melissa Dullius e Gustavo Jahn, cineastas do selo Distruktur, responsáveis pelo filme Cat Effekt, e outros. Também serão lançados os livros O que é cinema, de André Bazin, pela Editora Ubu; um livro do artista Walter Costa inspirado no filme La Jetée, de Chris Marker, que conta a história de um homem marcado por uma imagem de sua infância, lançado pela Havaiana Papers. Também para cinéfilos, a editora Kinoruss – especializada em livros relacionados ao cinema soviético – estará presente com títulos, como o Panorama Tarkóvski em que ensaios de pesquisadores da Rússia, Romênia, Espanha e Brasil homenageiam os 30 anos da morte de Tarkóvski.

Maiores informações sobre a Plana e programação completa podem ser conferidas no site: feiraplana.org. A programação da Mostra Cinema Zero podem ser conferidas através do link.

Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão.

 

Plana Festival Internacional de Publicações

23 de março das 17h até 20h

24 e 25 de março das 11h às 20h

Entrada gratuita.