27 de outubro é Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

Dia 27 de outubro acontece o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, comemoração aprovada, em 2005, pela Conferência Geral da UNESCO como forma de chamar a atenção para a necessidade da adoção de medidas urgentes que permitam a conservação dos arquivos audiovisuais no mundo inteiro, e da importância destes arquivos para a construção integral da identidade cultural das nações. A Cinemateca Brasileira, em parceria com a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, promove uma programação especial para celebrara esta data.

Antonio Pitanga, homenageado com o Prêmio Leon Cakoff durante a 40ª Mostra, terá um de seus principais filmes exibidos na Cinemateca, A grande cidade, de Carlos Diegues. Em seguida haverá a apresentação das cópias restauradas dos curta-metragens dirigidos pelo fotógrafo e cineasta Aloysio Raulino. Após a sessão, será lançada a Coleção Aloysio Raulino, com distribuição gratuita da caixa de filmes para os presentes. O cineasta italiano Marco Bellocchio, também homenageado nesta edição da Mostra com o Prêmio Leon Cakoff, terá um de seus grandes filmes, Bom dia, noite, exibido em cópia 35mm cedida pelo Archivio Storico Istituto Luce.

Dando seguimento às comemorações do centenário de Paulo Emilio Sales Gomes, será apresentado, no Vão Livre do MASP, o filme O pagador de promessas, clássico dirigido por Anselmo Duarte que deu ao Brasil a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1962. A sessão celebra também o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual.

Confira a programação do dia 27 de Outubro:

CINEMATECA BRASILEIRA
17h: A GRANDE CIDADE, de Cacá Diegues
19h: APRESENTAÇÃO ESPECIAL - ALOYSIO RAULINO
Sessão com sete dos curtas da década de 60 e 70 e lançamento da caixa com 4 dvds da Coleção Aloysio Raulino. Distribuição gratuita das caixas para os presentes.
Realização: CTAV e Cinemateca Brasileira.
21h: BOM DIA, NOITE, de Marco Bellochio

VÃO LIVRE DO MASP / MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA EM SÃO PAULO
19h30 O PAGADOR DE PROMESSAS, de Anselmo Duarte