Novo número da Revista Filme Cultura

Em 1º de julho, foi lançada a 62ª edição da Revista Filme Cultura. De 1966, ano em que é criada, até 1988, a revista foi editada pelo Instituto Nacional do Cinema Educativo (INCE), pelo Instituto Nacional de Cinema (INC), e pela Embrafilme. Entre 2007 e 2010, o Centro Técnico Audiovisual (CTAv), sob a gestão de Gustavo Dahl, retoma a publicação. A Filme Cultura, desde sua criação, assume um importante papel na divulgação, reflexão e debate sobre o cinema nacional, apresentando artigos sobre estética e técnica cinematográfica, ensaios, reportagens, depoimentos, entrevistas, legislação e um rico material iconográfico.

Com o tema Infância - Cinema – Futuro, o número 62 reúne artigos, selecionados a partir de uma chamada pública, que discutem as particularidades da produção, distribuição e recepção de obras voltadas ao público infanto-juvenil, em diferentes momentos do audiovisual brasileiro. No âmbito do lançamento da nova edição, a Secretaria do Audiovisual do MinC também anunciou o repositório on-line, desenvolvido através de uma parceria com a Universidade Federal de Goiás, que disponibiliza todas as edições da revista, digitalizadas pelo CTAv a partir de 2010.

Atualmente, a Filme Cultura é uma realização da Secretaria do Audiovisual, em parceria com o Centro Técnico Audiovisual, a Cinemateca Brasileira e a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp).

Acesse o portal e conheça mais sobre a Filme Cultura.