Programação de vídeo experimental argentino na Cinemateca

Durante os dias 07 a 10 de setembro, a Cinemateca apresenta a mostra Entre línguas: vídeo experimental argentino, em parceria com a Fundación Instituto Internacional de la Lengua Española de Rosario, Argentina, em conjunto com o Instituto Cervantes de São Paulo. A entrada é gratuita.

Trata-se de uma mostra de vídeo experimental que, numa análise da linguagem, reflete sobre as produções de vídeo-artistas argentinos. Clara Garavelli, professora titular da Escola de Línguas Modernas da Universidade de Leicester (Reino Unido), cujo trabalho abrange os limites da linguagem audiovisual e das relações entre o campo artístico e cinematográfico, com especial interesse no campo do cinema e vídeo argentinos contemporâneos, realizou a curadoria da mostra. Foram selecionadas as produções de 29 importantes realizadores argentinos, divididos em 6 programas com duração de cerca de 50 minutos cada, que convidam o espectador brasileiro não só a conhecer as produções audiovisuais que vêm sendo criadas na Argentina, mas também para pensar sobre sua própria existência a partir da linguagem e da língua e, principalmente, a partir do encontro com o outro, diferente, porém próximo.

"Os trabalhos compilados propõem uma compreensão particular do mundo e de nossa existência, partindo de uma reflexão sobre a(s) língua(s) e a/as linguagens. O título da mostra incita indagar “entre línguas”, porque se instala entre o espanhol, o português e a língua que costuma legitimar a vídeo produção em nível global: o inglês. E, ao falarmos de língua, não podemos deixar de pensar nessa capacidade do homem de comunicar-se através de múltiplos processos e signos: a linguagem. Desta maneira, esta mostra reflete sobre as línguas que unem duas comunidades, a brasileira e a argentina, mas também sobre a relação que existe entre as diferentes linguagens, neste caso, a escrita, a literária, a poética, a ensaística e sua relação com a audiovisual e a propriamente videográfica."

A cada dia, uma sessão contará com a apresentação da artista e pesquisadora Mariela Cantu. Confira quando no nosso calendário de programação.

Maiores informações na página da mostra.