Filmografia Brasileira

Reunir, organizar e disponibilizar informações sobre toda a produção audiovisual produzida no país desde 1897 até os dias atuais constitui o trabalho realizado pela Cinemateca Brasileira na alimentação da base de dados Filmografia Brasileira (FB). Atividade desenvolvida na instituição desde a década de 1950, com as possibilidades de acesso que cada momento apresentava, passou a ser publicada na internet em 2001, como um dos resultados do Censo Cinematográfico Brasileiro, projeto patrocinado pela Petrobras até o ano de 2006.

As informações são organizadas em registros baseados no visionamento de materiais audiovisuais disponíveis e na pesquisa em documentação correlata. Anotação de letreiros dos materiais salvaguardados no acervo, arquivos digitais de obras restauradas na própria instituição, documentação não fílmica como anuário de jornais, roteiros de longas e curtas-metragens, textos de locução para cinejornais, livros e periódicos, pesquisas acadêmicas e em documentação de fundos pessoais e institucionais são as principais fontes de dados. A pesquisa nestas diferentes tipologias de fontes possibilita descrições técnicas detalhadas e informações de caráter histórico para grande parte dos registros.

Atualmente a base de dados contém informações de cerca de 40 mil títulos de todos os períodos da cinematografia nacional, sejam curtas ou longas-metragens, cinejornais, filmes publicitários ou domésticos, com links para registros da base de dados de cartazes e referências de fontes utilizadas e consultadas. A constante atualização da base de dados permite a inclusão de informações encaminhadas por pesquisadores e interessados na cultura cinematográfica brasileira. Como linha subsidiária de informação, e para auxiliar pesquisas mais detalhadas, o Vocabulário Controlado utilizado para seleção de termos descritores encontra-se publicado na mesma página.


Atenção: A Filmografia Brasileira não é uma base de acervo. Ela reúne e disponibiliza informações sobre a produção audiovisual brasileira como um todo. A presença de registros não pressupõe existência de materiais na Cinemateca Brasileira. Para consultar o acervo disponível para consulta em vídeo, clique aqui.


E-mail: filmografia@cinemateca.org.br


  Pesquisa simples   
Pesquisa avançada
 
  Entre uma ou mais palavras
    
  Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)
 








Search engine: iAH powered by WWWISIS