8 a 17 de agosto de 2008
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207
São Paulo
CONFERÊNCIAS E MESAS

MESA - CASAS DE ESPETÁCULO EM SÃO PAULO NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Dia 11 de agosto, 17h, Sala Petrobras

Partindo da análise de três casos de exibidores atuantes na cidade de São Paulo a partir de 1907, apresenta-se a contribuição que a documentação guardada no Arquivo Histórico Municipal Washington Luiz pode oferecer para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o mercado exibidor paulistano. O trabalho de exploração e análise desta documentação deverá acrescentar novas informações sobre os agentes atuantes na cidade, além de revelar uma nova iconografia sobre os cinemas paulistanos do período silencioso. O projeto está sendo realizado em cooperação com a Cinemateca Brasileira.

Participantes:
José Inácio de Melo Souza – Pesquisador da Cinemateca Brasileira e autor de Imagens do passado: São Paulo e Rio de Janeiro nos primórdios do cinema, entre outros livros.
Liliane Schrank Lehmann – Diretora do Arquivo Histórico Municipal Washington Luiz.
Ricardo Mendes – Pesquisador.



MESA - CHAPLIN-CLUB: 80 ANOS
Dia 12 de agosto, 18h00, Sala Petrobras

Fundado a 13 de junho de 1928 no Rio de Janeiro pelos jovens Octavio de Faria, Plinio Süssekind Rocha, Claudio Mello e Almir Castro, o Chaplin-Club possuiu papel fundamental na formação da cultura cinematográfica brasileira, em especial por meio dos artigos de O fan – a publicação do clube. A mesa visa homenagear o Chaplin-Club refletindo sobre a sua produção teórica e a sua herança intelectual.

Participantes:
Adilson Inácio Mendes – Pesquisador da Cinemateca Brasileira.
Arthur Autran – Professor da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.
Ismail Xavier – Professor da Universidade de São Paulo – USP.



MESA - CINEMA JAPONÊS
Dia 15 de agosto, 17h30, Sala Petrobras

O principal motivo da contínua presença do cinema japonês no mercado de entretenimento brasileiro durante o século XX foi atender a demanda de alimento cinematográfico por parte das colônias formadas pelos imigrantes vindos do Japão. A partir de meados do século passado, críticos e historiadores passaram a seguir com atenção o lançamento de filmes de alguns cineastas nipônicos e a estudar suas carreiras. A proposta desta mesa é abordar alguns aspectos da História do Cinema Japonês e sua influência no cinema e na cultura do país.

Participantes:
Ana Cristina Gonçalves – Mestranda em Língua, literatura e cultura japonesa pela Universidade de São Paulo – USP.
Carlos Reichenbach – Diretor, diretor de fotografia e roteirista de cinema.
Cláudio Yosida – Roteirista, crítico e professor de cinema.



CONFERÊNCIA DE LUIGI PINTARELLI
RESTAURAÇÕES DA CINEMATECA PORTUGUESA

Dia 16 de agosto, 17h, Sala BNDES

Serão abordados os mais recentes trabalhos de restauração realizados pela Cinemateca Portuguesa: a restauração de Acto da Primavera (Manoel de Oliveira, 1963), que contou com o processo de separação cromática, e a de Milestones (Robert Kramer e John Douglas, 1975), uma ampliação para 35mm a partir de um original 16mm Ektachrome.

Palestrante:
Luigi Pintarelli – Sócio fundador do laboratório L'Immagine Ritrovata, fundado em 1991 em Bolonha (Itália), onde trabalhou por 7 anos. Desde 1998 é responsável pelo Laboratório de Preservação e Restauro do ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento) – Cinemateca Portuguesa.