Arquivos e coleções

 

O núcleo de Arquivos e coleções do Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca reúne conjuntos de documentos produzidos, acumulados ou colecionados por pessoas ou entidades ligadas ao cinema brasileiro ao longo de suas trajetórias. São fotos, textos, desenhos, manuscritos, correspondência, objetos, que guardam em si grande carga de testemunho sobre seu produtor. Quando relacionados a uma personalidade pública, estes conjuntos documentais configuram-se, ainda, em importante fonte para a pesquisa da vida cotidiana do titular e suas intersecções com a realidade social, política e cultural à qual pertence.

A preocupação em pensar o arquivo como lugar para a realização de pesquisa histórica e para a produção de conhecimento está presente desde a fundação da instituição. Mas somente a partir da doação do arquivo pessoal de Paulo Emílio Sales Gomes, em 1978, são implementadas ações e rotinas específicas para o processamento técnico de arquivos e coleçôes.

O Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira agrega tanto o arquivo permanente da instituição quanto os arquivos e coleções de críticos de cinema, pesquisadores, empresas e cineastas brasileiros. São conjuntos documentais que trazem em si não apenas os rastros da trajetória dos seus titulares, mas também as suas atuações no âmbito da cultura cinematográfica.

Nos últimos anos, por meio de projetos e políticas de trabalho, o Centro de Documentação pôde dar a esses fundos um tratamento técnico adequado que tem assegurado a preservação e a difusão, por meio da elaboração de instrumentos de pesquisa, de todo esse material e o conhecimento possibilitado a partir dele. A inclusão da totalidade dos fundos pessoais abrigados no Centro de Documentação e Pesquisa será paulatina. O usuário terá à sua disposição instrumentos de pesquisa tanto de caráter sumário, como de caráter analítico, de acordo com as possibilidades conquistadas para cada arquivo ou coleção a cada etapa do trabalho.

Acesse os conteúdos:

Arquivos e coleções

Coleção de cartazes digitalizados

Acervo fotográfico

O acesso aos arquivos e coleções é feito presencialmente no horário de funcionamento da Biblioteca Paulo Emílio Sales Gomes e deve ser previamente agendado com até 05 dias de antecedência. Para solicitar consulta ou informações sobre arquivos e coleções, preencha o formulário: Arquivos e coleções.

Para a agilidade no atendimento, após a pesquisa nas bases de dados, o consulente poderá anexar ao formulário uma listagem com os códigos de acesso dos documentos ou conjuntos a serem consultados. Será disponibilizada para consulta apenas a documentação presente na solicitação, respeitando o limite de 20 itens por dia.

O acesso à coleção de cartazes e fotografias é realizado somente através do Banco de Conteúdos Culturais. Caso não encontre resultados para sua pesquisa, poderá entrar em contato para esclarecer dúvidas através do formulário: Fotografia e cartazes.