Biblioteca

 

A Biblioteca Paulo Emílio Sales Gomes reúne um acervo bibliográfico especializado sobre o audiovisual brasileiro, mas também contempla assuntos relacionados, como cinema mundial, televisão, vídeo, fotografia, políticas culturais, entre outros. Aberta ao público em 1954, como biblioteca da Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, sua coleção sobre cinema está presente desde 1946, com a criação do Segundo Clube de Cinema. No ano de 2002, a biblioteca é incorporada ao Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira e recebe o nome do crítico, professor e principal fundador da instituição, Paulo Emílio Sales Gomes (1916-1977).

Atualmente o acervo da biblioteca é de aproximadamente 70 mil itens, incluindo livros, periódicos, recortes de jornais, catálogos, produção acadêmica e folhetos. Destaca-se a coleção Documentação Escrita, que inclui roteiros, storyboards, argumentos, projetos e listas de diálogos de filmes. Também faz parte do acervo a coleção de DVDs, VHS e Blu-ray, que pode ser assistida somente na biblioteca.

O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O espaço oferece computadores com internet e conexão wi-fi.

Os interessados podem realizar pesquisas prévias ao acervo pela internet e encaminhar a seleção de materiais. Para solicitar consulta ou informações gerais, preencha o formulário da biblioteca.

Consulte os catálogos do nosso acervo (ao preencher o formulário, não esqueça de incluir o(s) número(s) de acesso):

Catálogo geral

Catálogo de periódicos