ínicio

Programação

Semana ABC 2016

De 11 a 13 de maio
ENTRADA FRANCA


A Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), fundada em 2000, reúne profissionais do audiovisual brasileiro, especialmente diretores de fotografia. Hoje são mais de 300 associados e uma série de atividades realizadas. Através de um fórum, da Sessão ABC, Prêmio ABC, Semana ABC e do Informe ABC, boletim eletrônico enviado a cerca de duas mil pessoas, procura-se incentivar a troca de ideias e informações a respeito da área, além de dados sobre aperfeiçoamento técnico e artístico.

Este ano, acontece a 15ª edição da Semana ABC, que tem conquistado um retorno de mídia significativo. Durante o evento, profissionais se reúnem para discutir temas atuais, conhecer as últimas novidades sobre técnicas e equipamentos, e apresentar um panorama completo das tendências no Brasil e no mundo, através de conferências, painéis e debates com personalidades das diversas áreas da cinematografia brasileira e internacional.

Entre os debates deste ano, a Semana ABC contará com mesas sobre “Realidade Virtual”, “Séries de TV”, “Cinematografia Subaquática”, “Animação”, além das tradicionais mesas sobre educação, som, direção de arte e montagem. Destaca-se a participação do convidado internacional Salvador Parra, production designer da série Narcos.

A Semana ABC 2016 acontece entre os dias 11 e 13 de maio, na Cinemateca Brasileira - SP, e encerra com a cerimônia de entrega do Prêmio ABC 2016, no dia 14 de maio, que prestigia os profissionais que mais se destacaram na cinematografia brasileira em 2015. Os filmes que concorrem ao Prêmio podem ser conhecidos aqui

Não há a necessidade de inscrição, as senhas serão distribuídas 01 hora antes de cada mesa, até a lotação da sala. As palestras serão transmitidas também para a área externa da sala Cinemateca-BNDES. Complementando as mesas de discussão técnica, haverá a exposição de equipamentos e serviços voltados à produção audiovisual, aberta ao público das 09 às 20 horas.

Mais informações: www.abcine.org.br

 

PROGRAMAÇÃO (sujeita a alterações)

 

11/05 QUARTA

9h30 Mesa 1: A Realidade Virtual e novas janelas imersivas
Com: Bruno Tiezzi (Diretor de Fotografia), Ricardo Laganaro (Diretor), e Tadeu Jungle (Diretor); mediação de Pedro Tejada
(Supervisor de Efeitos Visuais)

13h45 Mesa 2: Série de TV: “Criação X Produção”
Com: Caio Gulanne, (Produtor), Claudio Torres (Diretor), Fábio Mendonça (Diretor), Silvia Elias (Diretora de Conteúdo da Turner), Wellington Pingo (Diretor de Produção / Produtor Executivo); mediação de Adrian Teijido (Diretor de Fotografia)

16h00 Mesa 3: “Apresentação Canon” - Linha Cinema EOS e novas tecnologias

18h30 Mesa 4: Práticas e tendências de equipamentos na captação de som (a nova realidade de séries de TV)
Com: Luís Rovai (Técnico de som), Luiz Adelmo Manzano (Supervisor de Som), Tide Borges (Técnica de Som); mediação de Carlos Klachquin (Engenheiro Consultor para Serviços de Conteúdo)

 

12/05 QUINTA

9h30 Mesa 5: “Cinematografia Subaquática”
Apresentação de Lucas Gaspar Pupo (Especialista em Filmagem Subaquática) com os convidados David Schurmann (Diretor), Roberto Faissal (Diretor de Fotografia) e Vagner Martão (Técnico em Efeitos Especiais)

13h45 Mesa 6: “O Cinema de Adrian Cooper: a Direção de Arte e a Fotografia sob o olhar de Adrian Cooper”
Com: Chiquinho de Andrade (Diretor de Arte),  Marjorie Gueller (Figurinista), Pedro Farkas (Diretor de Fotografia), Roberto Gervitz (Diretor), e Adrian Cooper (Diretor de Arte); mediação de Marcos Carvalheiro (Diretor de Arte)

17h30 Mesa 7: “Edição / Montagem” - Como a filmagem digital tem transformado os filmes: decupagem, montagem e narrativa
Com: Daniel Rezende (Diretor e Montador), Marcio Hashimoto (Montador), e Gustavo Giani (Montador); mediação de  Lucas Gonzaga (Montador)

 

13/05 SEXTA

9h30 Mesa 8: “Criação de um conceito visual em filmes de animação”
Com: Luiz Bolognesi (Diretor), Anna Caiado (Diretora de Arte), Marghe Pennacchi (Diretora de Arte), Daniel Grecco (Composição e Efeitos)

13h45 Mesa 9: “Educação” - O papel das instituições e organizações de cinema na formação dos estudantes na era do digital. É possível manter a qualidade da arte cinematográfica sem seguir os procedimentos e métodos estabelecidos ao longo da sua história?
Com: André Fratti Costa (Professsor), Martin Eikmeier (Coordenador do Curso Filmworks da AIC), Regina Dias (Montadora), Tide Borges (Técnica de Som); mediação de André Moncaio (Professor)

16h00 Mesa 10: “Apresentação Sony” - Produções Cinematográficas Low cost
Apresentação de Samuel Fares - Gerente da Sony Latin America

18h30 Mesa 11: ”Direção de Arte” - A Obra de Salvador Parra, diseñador de producción
Com: Adrian Teijido (Diretor de Fotografia), Salvador Parra (Diretor de Arte), Cassio Amarante (Diretor de Arte) e Marcos Carvalheiro (Diretor de Arte)
 

Realização: Associação Brasileira de Cinematografia (ABC)
Correalização: Cinemateca Brasileira
Patrocínio: Canon e Sony
Apoio: Arri, Blackmagic, Electrica, Fuji, Panasonic, Red, White Gorilla e Zumbi Post.
Divulgação: Site Filme B, Guia Cultural Boca a Boca, Panorama Audiovisual, Revista de Cinema, Revista Exibidor
Colaboração: Abele, Papo e Panela Multicozinha.

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 | Vila Clementino | São Paulo | 04021-070
11 3512.6111 | contato@cinemateca.gov.br