Curtas Tonacci

Direção: 
Andrea Tonacci

FICHA TÉCNICA

Duração: 
66
País de Origem: 
Brasil
Cromia: 
Colorido
Formato de Exibição: 
Arquivo digital

SINOPSE

Óculos para ver pensamentos (1994, 15') Obra composta por vídeo-performance e instalação, apresentados no evento Arte/Cidade 2 - A Cidade e seus Fluxos, curadoria Nelson Brissac Peixoto. O vídeo é o registro do encontro de um repentista (Sebastião Marinho) e um rapper (Smokey D.) a partir do mote olhar. Usando seu dispositivo para ver “pensamentos, emoções, sentimentos”, Tonacci, em frente à câmera, acompanha-os da sala de sua produtora ao viaduto do chá. Cine-acontecimento!

Para ver TV tem que ficar ligado (DV, 2000, 6') As relações entre TV e sociedade segundo dois pontos de vista: um psiquiatra, José Ângelo Gaiarsa, e alguns rappers paulistanos, entre eles, MC Thaíde. Realizado para a Mostra 50 anos de TV e +, curadoria Marcello Dantas e Ralph Appelbaum, OCA (Parque do Ibirapuera), São Paulo.

Theatro Mvnicipal de SP (DV, 1998, 23') Apresentação da vitalidade artística do Mvnicipal ao longo dos seus 90 anos. A História através de belas imagens pontuadas pela ópera “Fidélio” de Beethoven. Mais uma parceria de Andrea Tonacci com o fotográfo Mário Carneiro e a montadora Cristina Amaral. Vídeo institucional para o Ministério da Cultura.

Biblioteca Nacional (DV, 1997, 22') Uma reflexão sobre o livro e a cultural através de depoimentos cadenciados por imagens da Biblioteca Nacional. O diretor abre mão da voz off, tradicional a este tipo de produção, em favor de um discurso polifônico. Combinando falas mais informativas de representantes de instituições - presidentes (Academia Brasileira de Letras e Biblioteca Nacional) e ministro (Cultura) – com as falas, por exemplo, de Sérgio Sant´Anna e Lygia Fagundes Telles, que livres da representação de cargo público, expressam, em um outro tom, sua paixão e vocação para com o livro. Realizado por um time de peso: Luiz Rosemberg Filho, roteiro; Mário Carneiro, fotografia e câmera; Mário Manga, música; Cristina Amaral, montagem. Vídeo institucional para o Ministério da Cultura.

Data da exibição: 
19/02/2017 - 19:30 to 20:30
Sala de Exibição: 
SALA BNDES